• Portal da Transparência

2 de março de 2024

Dia D de combate a Dengue: Timon realiza mutirões em bairros e neste sábado (02) intensificou as ações

Já são mais de 53 bairros percorridos só em 2023 durante os mutirões de combate ao mosquito aedes aegypti realizados pela Prefeitura de Timon. Sem contar nas ações realizadas nas escolas municipais, onde os agentes de endemias convocam os alunos a serem multiplicadores de informações em casa. O mosquito é o transmissor de doenças como: Dengue, zyka e chikungunya.

Conhecidas em larga escala e que, anualmente, voltam acometer a população, com picos da doença em períodos chuvosos.

Em Timon, a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) se unem, mensalmente, para mutirões no combate ao foco do mosquito e mobilização da população na limpeza de possíveis criadouros.
Seu Eurico Barbosa e Dona Rita Freire moradores do Bairro Parque Piauí, um dos bairros visitados neste dia D, abriram sua residência para a visita da equipe de agentes de endemias com o orgulho e uma hospitalidade ímpar. Orgulhosos de ter uma casa com um quintal limpo e sempre colaborando para o combate à doença.

“Eu fico muito feliz de mostrar minha casa e mostrar tudo que fazemos aqui, mantemos nosso quintal limpinho para que nunca haja problemas como essa doença. Tenho 90 anos e faço questão que todos vejam e sigam o exemplo, se os vizinhos também cooperarem a nossa cidade é que ganha, todos nós na verdade”, afirma.

Os agentes de endemias, diariamente, fazem visitas domiciliares para orientação e destruição de criadouros do mosquito.

“Nossa missão é de ajudar a proteger a todos, mostrando o que deve ser feito e como podemos através do nosso trabalho combater firmemente. Tire 10 minutinhos para vistoriar sua área e ver se tem a possibilidade de criadouro do mosquito, é pela saúde de todos nós”, afirma Dolamito Marques, coordenador dos agentes de endemias do município.

Neste sábado (02), o dia D aconteceu nacionalmente para mobilizar estados, municípios e a população no combate a estas doenças que podem levar a óbito, como a Dengue. “A partir da próxima semana já iniciaremos nas escolas, onde cada aluno nos ajuda a levar a informação pra casa. Falando da importância dessa campanha”, conta Márcio Sá, secretário municipal de saúde.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura