Implantado pela Prefeitura de Timon em junho ano passado, o Consultório na Rua tem garantido assistência de saúde a pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade no município.
Em uma van itinerante que percorre ponto estratégicos onde pessoas em situação de rua transitam, os profissionais do Consultório Na Rua levam atendimento multidisciplinar a este público. A equipe é formada por médico, enfermeira, técnica em enfermagem e assistente social.
A equipe trabalha 30 horas semanais, de segunda a sexta, no horário de 15h às 21 h.
“Realizamos uma verdadeira busca ativa por pessoas que vivem em situação de rua. Nossa equipe é preparada, capacitada e percorremos áreas em torno de mercados, da rodoviária, semáforos. É um trabalho diário que vem contribuir para ampliar o acesso à saúde dessa população. Trabalhamos com parcerias como toda rede de saúde do município, SEMDES e Ministério Público”, destaca Aline Fonsêca, coordenadora do Consultório na Rua.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que o Consultório na Rua é uma importante política de saúde e assistência social para as pessoas em situação de rua.
“O Consultório na Rua é uma importante política de saúde e assistência social para as pessoas em situação de rua. Garante a elas o direito do acesso à saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, enfatiza o secretário.