Desde o início de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon promove uma série de capacitações para cirurgiões dentistas que atendem nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é qualificar, mais ainda, os profissionais e fortalecer os serviços de odontologia no município.
Nesta quarta-feira (31), foi realizado mais um ciclo de capacitação que abordou cirurgia de freio lingual em crianças e implementação de cuidados paliativos de idosos em saúde bucal. As temáticas abordadas foram ministradas pelos ondontólogos Lara Carvalho e Caíque Barros, além da enfermeira especialista em cuidados paliativos de idosos, Ana Gardenia.
“Essas capacitações são muito importantes, pois aprimoram os conhecimentos dos cirurgiões dentistas do município. Essa questão do freio lingual, por exemplo, prejudica o desenvolvimento da criança, que não consegue mamar, tem problemas na fala, dentre outros. É uma demanda crescente no município e, por isso, estamos realizando essa capacitação, que terá também uma fase prática. A saúde bucal do idoso é outra importante temática que os dentistas precisam aprimorar o conhecimento”, explica o dr.Ézio José, coordenador de Saúde Bucal do município.
Na semana passada, a coordenação de saúde bucal reuniu os profissionais da odontologia no município e discutiu assuntos como, Prontuário Eletrônico – PEC, critérios de encaminhamento de usuários das UBSs para o Centro de Especialidades Odontológicas, Programa Cuidar de Todos e traçou o planejamento de ações para 2024.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destacou os serviços relevantes que as equipes de saúde bucal estão realizando no município.
“Vamos continuar trabalhando para oferecer atendimento de qualidade aos usuários das UBSs e do Centro de Especialidade Odontológicas. Parabenizo todos que fazem a Saúde Bucal do município pelo empenho”, ressalta Márcio Sá.