24 de janeiro de 2024

População timonense participa de audiência pública sobre transporte coletivo

A audiência pública para ouvir e propor ideias sobre o modelo de concessão do transporte público de Timon foi realizada nesta quarta (24), no auditório do Centro de Formação Wall Ferraz. Com a presença de representantes de órgãos municipais, vereadores, secretário de Governo do município, do deputado federal Henrique Júnior, populares e estudantes, a audiência democrática levantou problemas e soluções que poderão contribuir para a estruturação do projeto de transporte coletivo da cidade.

A iniciativa da Prefeitura de Timon, por meio do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente em relação ao projeto. Assim, a audiência pública tratou, de início, do plano que viabiliza a concessão do serviço na cidade, plano de transporte elaborado pela empresa Certare Engenharia e Consultoria.

Durante toda a manhã, foram mencionadas por populares pautas como: a transparência das leis de gratuidade nos ônibus, acessibilidade, estrutura urbana, segurança e trânsito.

Matheus Assunção mora em Timon e estuda na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O aluno de história valorizou a oportunidade de ser ouvido. Matheus representou os timonenses que estudam em Teresina, mas torce para que a solução venha para todos.

“A gente sabe que o estudante tem um papel fundamental na construção desse diálogo de transporte coletivo, e a gente veio fazer justamente isso, trazer a nossa contribuição para mostrar que o estudante tem essa necessidade e que é muito afetado. É um momento de extrema importância, porque é o momento em que o CIMU e que o governo municipal vão entender o que a gente realmente necessita”, disse Matheus, que também faz parte do DCE na UESPI.

O secretário de Governo de Timon, Saney Sampaio, comentou as revindicações dos estudantes e lembrou que Timon precisa de um trabalho conjunto para melhorar o transporte coletivo.

“Esse acesso a escola deve ser facilitado pelas instituições. Um compromisso distribuído não só entre as prefeituras, mas também entre o Estado e a União. É importante que os representantes da Assembleia Legislativa abracem essa causa e cobrem do Governo do Estado, para que acolha o sistema de transporte. Para que a prefeitura possa cumprir as leis, com a meia passagem, gratuidades, garantindo o acesso”, lembrou o secretário de Governo de Timon.

Durante a audiência, o CIMU também ouviu empresários, porta-vozes de transporte alternativo e presidente de associação de moradores. De acordo com o diretor do órgão, João Batista Pontes, escutar usuários de ônibus, a classe empresária e trabalhadores do ramo é essencial para a melhoria do projeto de transporte coletivo da cidade de forma geral.

“Hoje nós tivemos uma participação direta, mas as contribuições online continuam. No fim, vai ser gerado um relatório em cima dessa audiência com participação popular. Essa audiência é para coletar informações e, assim, melhorar a minuta de autorização que vai resultar no edital de concessão do transporte coletivo que poderá rodar entre Timon e Teresina. Nossa expectativa é que assim isso seja solucionado”, afirmou o diretor do CIMU.

A Prefeitura anunciou a audiência pública em dezembro do ano passado. O prazo para contribuições online vai até o dia 8 de fevereiro, das 9h às 16h. Basta encaminhar um e-mail com suas sugestões para: cimuadm2022@gmail.com. A identificação do participante com nome completo e contato (telefone ou e-mail) é indispensável.