• Portal da Transparência

23 de janeiro de 2024

Vigilância Sanitária orienta vendedores ambulantes que irão comercializar produtos no Zé Pereira


Em reunião realizada ontem (22), no Centro de Formação Wall Ferraz, o Departamento de Vigilância Sanitária (VISA), da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), deu orientações aos vendedores ambulantes que irão comercializar produtos no Zé Pereira de Timon 2024.

A diretora da VISA, Darlla Juliana, explicou aos vendedores a importância de manter cuidados na manipulação de alimentos e na higiene para comercializar os produtos dentro do que estabelecem as normas sanitárias.

“A Vigilância Sanitária estará presente no Zé Pereira, dando orientações aos trabalhadores, vistoriando as barracas de venda de comidas e bebidas. Mas, também estamos fazendo um trabalho pré-Zé Pereira, agindo previamente e munindo os comerciantes de informações para que eles já cheguem no corredor da folia cumprindo as normas sanitárias”, ressalta Darlla.

Além de orientações para os vendedores, a Vigilância Sanitária também vai orientar os foliões a consumirem alimentos dentro dos padrões sanitários. “Vamos colocar selo de ‘vistoriado’ nas barracas que forem inspecionadas pela Vigilância. Isso dará mais segurança aos consumidores de comprarem naquele local”, explica Darlla.

O tradicional Zé Pereira de Timon, uma das maiores prévias carnavalescas da região, será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, em novo local, no prolongamento da Avenida Piauí.

VEJA AS RECOMENDAÇÕES PARA OS VENDEDORES AMBULANTES
1. O estabelecimento deve ser limpo e organizado, sem presença de materiais em desuso;
2. Fazer o uso de equipamentos de proteção individual – EPIs (toucas, aventais, luvas, máscaras);
3. Os alimentos devem ser mantidos em depósitos com tampa, ou cobertos com papel filme, evitando a exposição;
4. Fornecer apenas maionese em embalagens individuais (sachês);
5. Manter as chapas limpas;
6. Os canudos plásticos deverão ser embalados individualmente, não sendo permitido o uso de canudos avulsos;
7. Observar a data de validade dos produtos. As embalagens devem estar íntegras;
8. Gelo em barra somente para bebidas embaladas;
9. Manter o lixo acondicionado corretamente;
10. O manipulador não deve ter contato com o dinheiro. Fique atento, deverá ter uma pessoa apenas para receber o dinheiro!

VEJA AS RECOMENDAÇÕES PARA OS FOLIÕES
1. O primeiro ponto a ser verificado pelo consumidor é se o estabelecimento está limpo. Depois, busque pelo selo de “VISTORIADO”, que deve estar na parede, acessível a todos. Este documento comprova que o comércio foi orientado pela Vigilância. Os manipuladores devem estar corretamente uniformizados, com proteção de cabelos e nunca ter contato direto com o alimento “EPIs”.
2. Observe sempre as condições de higiene dos locais de venda de alimentos;
3. Compre comidas, bebidas e qualquer outro tipo de alimentos apenas em comércios vistoriados pela Vigilância Sanitária e com o selo de “VISTORIADO”;
4. Verifique o prazo de validade dos produtos antes de consumir;
5. Não consuma alimentos com textura, cor, odor ou sabor alterado;
6. Cuidado com sintomas como enjoo, vômito e diarreia. Eles podem ser sinais de intoxicação e de outras Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), que precisam de atendimento médico imediato;
7. Lembre-se de consumir bastante líquido, para se manter hidratado;
8. Prefira maionese e catchup em embalagens individuais (sachês);
9. Caso identifique no comércio alguma irregularidade, como a falta de higiene que ameaça a saúde, denuncie diretamente no ponto fixo da Secretaria Municipal de Saúde no evento.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura