22 de janeiro de 2024

Zé Pereira 2024: Barraqueiros recebem orientações sobre o combate ao trabalho infantil

O Zé Pereira de Timon 2023 além da folia de carnaval é um importante “outdoor” de temas relevantes para a sociedade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) através da equipe de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) desenvolve campanhas educativas de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes o ano todo. Este ano, além da panfletagem a mascote oficial das campanhas, a boneca Nina, estará na avenida nos dias do evento.

Na manhã desta segunda-feira (22), os barraqueiros que irão comercializar alimentos e bebidas, durante os dois dias de Zé Pereira, receberam orientações quanto à proibição da presença de crianças nas barracas durante a festa. “O evento antecede o carnaval e é um trampolim para divulgarmos e alertarmos os pais ou responsáveis por nossas crianças e adolescentes de que o trabalho infantil não pode ser naturalizado e que eles não devem pular a infância. A festa envolve venda de bebidas, manipulação de alimentos (frituras) e se torna um lugar impróprio para a permanência delas.”, explica Jéssica Viera, coordenadora das ações do PETI. A Semdes estará com uma equipe de plantão durante o evento com ações educativas e a presença do Conselho Tutelar do município.