22 de janeiro de 2024

Janeiro Branco: Secretaria de Saúde realiza ações para incentivar o cuidado com a saúde mental

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado uma intensa programação em alusão ao Janeiro Branco, mês que alerta para os cuidados com a saúde mental da população.

Nesta semana, a Coordenação da Rede de Saúde Mental do município realizou uma oficina com médicos e demais profissionais da Atenção Primária. A doutora em Políticas Públicas, Izabel Erika, falou sobre a importância da escuta e do acolhimento ao usuário com sofrimento mental.

A equipe Multi, em parceria com grupo de Teresina (PI), promoveu o evento de Biodança: um convite para cuidar de si mesmo, do outro e da natureza. Dezenas de idosos participaram da ação, que é uma combinação entre dança e elementos da psicologia. A biodança é uma técnica que tem por objetivo estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também permitir uma fuga da rotina cotidiana, de forma divertida e equilibrada.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) realizou a roda de conversa “Conscientizando sobre os cuidados com a saúde mental”.

“A programação de ações segue durante todo o mês de janeiro. Além de ações nas unidades de saúde, também faremos uma campanha itinerante indo fazendo blitzen educativas em pontos estratégicos da cidade como a Praça São José e a Ponte Metálica”, ressalta Camila Benigno, coordenadora da Rede de Saúde Mental.

A Prefeitura de Timon dispõe de uma rede de atendimento em Saúde Mental. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município são porta de entrada para problemas emocionais considerados leves, como ansiedade, angústia, tristeza, insônia, dentre outros. Nas UBSs é realizada triagem dos usuários que são encaminhados, conforme o quadro clínico, para o serviço especializado, com equipe Multi, Policlínica Municipal ou nos CAPSs.

A Rede de Saúde Mental de Timon conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infantojuvenil), além do ambulatório na Policlínica Municipal e equipe Multi, nas Unidades Básicas de Saúde.

O Serviço Móvel de Urgência (Samu) também integra a rede de saúde mental deslocando pessoas em crise para os serviços de pronto atendimento, onde serão estabilizadas e, caso haja necessidade, encaminhadas aos CAPSs.