Para avançar nos diagnósticos de hanseníase, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a implantação de testes rápidos da doenças nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A implantação é realizada em pleno Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase. Na semana passada, profissionais da Atenção Primária participaram de capacitação que abordou diagnóstico, tratamento, acompanhamento de casos da doença.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Karla Emanuela, explica que os testes estão sendo implantados para auxiliar na avaliação dos contatos de casos confirmados da hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas ,braços e pernas, com capacidade de causar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
“O teste rápido será feito em contatos de pessoas que possuem hanseníase. É um teste imunocromatográfico capaz de determinar qualitativamente a presença de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae em amostras de sangue. O resultado sai em até 30 minutos. Essa implantação é um importante passo no monitoramento dos casos de hanseníase”, explica a coordenadora.
O quanto antes o diagnóstico da hanseníase é realizado, maior é a chance de sucesso no tratamento.
“A hanseniase tem cura. As ações de busca de casos de hanseníase serão intensificadas, devido ao Janeiro Roxo ser o mês de combate da doença ”, destaca Karla.