11 de janeiro de 2024

Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde participam de capacitação sobre hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde de Timon, realizou, nesta quinta-feira (11), capacitação para enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde do município. O treinamento foi ministrado pela médica Joselany Milanez e o enfermeiro Francisco Ariel Paz Santos, no auditório do Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz.

Equipes de saúde que atuam nas unidades prisionais também participaram da capacitação, que é realizada em pleno Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à hanseníase.

A capacitação abordou diagnóstico, tratamento, acompanhamento de casos de hanseníase e implantação do teste rápido para auxiliar na avaliação dos contatos de casos confirmados.

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e braços e pernas, com capacidade de causar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Entre os sintomas principais estão manchas na pele, sensação de formigamento ou fisgadas, diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, mãos e pés, caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Karla Emanuela, explica que, o quanto antes o diagnóstico é realizado, maior é a chance de sucesso no tratamento.

“A hanseniase tem cura e por isso estamos promovendo essa capacitação para identificarmos de forma mais rápida os casos de hanseníase. A procura dos casos de hanseníase deve se dar por meio da assistência prestada à população geral nas unidades de saúde, bem como pela investigação dos contatos domiciliares dos casos diagnosticados, conforme recomendações das diretrizes nacionais As ações de busca de casos de hanseníase serão intensificadas, devido Janeiro Roxo ser o mês de combate a Hanseníase”, destaca Karla.