11 de janeiro de 2024

Prefeitura de Timon certificou quase 300 alunos com cursos de Libras nos últimos 3 anos

A Prefeitura de Timon vem realizando, nos últimos anos, um importante trabalho que visa promover a acessibilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. As ações envolvem não só a garantia de acesso à educação, saúde, mercado de trabalho e diversas políticas públicas, mas também no desenvolvimento de uma sociedade com mais equidade.

Disseminar informação e capacitar toda a população foi uma das soluções que o município encontrou para tornar a cidade mais acessível. Entre os investimentos estão os cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que visam preparar os timonenses para dialogar, de forma mais assertiva, com a comunidade surda em diferentes espaços da sociedade.

Uma das portas de acesso para os cursos é a Escola Urbana de Sousa Martins, instituição que desenvolve o Projeto Bilíngue para Surdos , uma iniciativa que visa oportunizar a aprendizagem da Libras para toda a comunidade escolar. Só nesta modalidade, 199 alunos e funcionários foram certificados, entre 2021 e 2023, com cursos de níveis básico e intermediário.

A qualificação também se estende para servidores públicos municipais e para a comunidade geral. Entre 2022 e 2023, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação ofertou três turma de Libras, contemplando 79 alunos em turmas de níveis básico, intermediário e conversação. Foram certificados, nesta modalidade, agentes da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo e comunidade geral.

Os cursos são oferecidos de forma gratuita e asseguram, para a comunidade surda, o acesso a direitos e serviços públicos, buscando garantir, de forma plena, a independência, autonomia e acessibilidade.