11 de janeiro de 2024

Prefeitura desativa 400 pontos de lixo em Timon e fortalece campanha contra descarte irregular

Pontos de descarte irregular de lixo e entulho que podiam ser encontrados em diferentes bairros de Timon foram desativados pela prefeitura. A operação “Ponto Limpo”, executada pela Superintendência de Limpeza Pública e Urbanização (SLU), tem aumentado a fiscalização sobre locais usados como “lixões” e que geram riscos sanitários para a população, além de prejudicar o meio-ambiente.

A Superintendência de Limpeza de Timon desativou 400 pontos de lixo em 2023. O descarte irregular de resíduos é um desafio para a limpeza urbana. O problema ocorre quando materiais, como plásticos, papel, vidro, metais, madeiras e entulho de construções são jogados em locais inadequados, incluindo terrenos, margens de rios, praças e vias públicas.

“A SLU desativa diariamente em média dois pontos de foco de lixo na cidade. Há uma frequência muito grande em alguns locais. Quase uma vez por semana nós temos que retornar nesses pontos, porque as pessoas se utilizam de esquinas e áreas sem moradores para descartar lixo. Mesmo com a coleta domiciliar, o lixo doméstico também é encontrado nesses locais”, afirma o superintendente da SLU, Carlos Zangirolami.

A operação “Ponto Limpo” intensificou os trabalhos de remoção de lixo em áreas impróprias na cidade, tendo em vista que esse tipo de ação desvaloriza ruas, bairros e gera graves consequências para o meio ambiente e para a saúde pública.

“O Ponto Limpo é diário em Timon, toneladas de resíduos são removidos desses locais. Fixamos placas proibindo jogar lixo em alguns pontos e monitoramos as áreas”, acrescentou o superintendente.

Pela dificuldade de identificar os autores, a conscientização ainda é a melhor forma de evitar o problema, visto que as consequências afetam não só os moradores do entorno, mas toda a cidade, com a proliferação de insetos transmissores de doenças.

Outra forma da Prefeitura de Timon barrar o descarte irregular de lixo na cidade é a revitalização de espaços e manter a limpeza na área urbana sempre em dia. Antigos pontos clandestinos de lixo, como o entorno do Complexo Esportivo Miguel Lima e o Campo Centenário, na rua 101, deram lugar a jardins, tornando a fachada dos locais mais agradável, conservada e sustentável.

Entrada C. E. Miguel Lima

Entrada Campo Centenário