A Vigilância Sanitária de Timon teve uma forte atuação em 2023. Só neste ano, 600 alvarás sanitários foram emitidos pelo órgão de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde.
Os números refletem o trabalho das equipes da Vigilância Sanitária. Todas as empresas que desenvolvem atividades sob regulação sanitária precisam passar por avaliação para que tenham o alvará sanitário.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Timon, Darlla Juliana, explica que o documento é de extrema importância para atestar o cumprimento de normas sanitárias determinadas em leis e decretos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
“O alvará sanitário é um documento fundamental para garantir a segurança e qualidade dos estabelecimentos que atuam no setor de saúde, alimentação, educação, medicamentos, produtos de limpeza… É uma permissão para o funcionamento dos estabelecimentos. O alvará deve ficar exposto no estabelecimento para que clientes tenham a garantia que o estabelecimento cumpre as normas sanitárias ”, explica Darlla.
O alvará deve ser renovado anualmente. A solicitação do documento deve ser feita na sede da Vigilância Sanitária Municipal, que fica na Rua Benedito Leite, 807, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h as 17h.
Os documentos necessários para a solicitação do alvará são:
– fotocópia do ato constitutivo registrado na Junta Comercial
– fotocópia do CNPJ e inscrição estadual
– fotocópia do CPF e RG do proprietário/sócio
– fotocópia do certificado do Corpo de Bombeiros