Homens que vivem em condições de extrema vulnerabilidade tiveram uma manhã de orientação sobre a campanha Novembro Azul, no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua(Centro POP) em Timon. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Consultório Na Rua.
Nesta quinta-feira (16), as equipes do Consultório Na Rua foram até o Centro POP conversar com este público. Foram dadas orientações em alusão ao Novembro Azul, que tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata.
“Na oportunidade, foi realizada aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, atendimento de enfermagem, distribuição de kits de higiene bucal, dentre outros”, conta Aline Fônseca, coordenadora do Consultório Na Rua.
Consultório Na Rua realizada 1.800 atendimentos
Em junho deste ano, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou o Consultório Na Rua, que é composto por equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeira, técnica em enfermagem e assistente social.
Em uma van equipada para atender a população em situação de extrema vulnerabilidade, os profissionais percorrem vários pontos da cidade em busca de pessoas em situação de rua. De junho até setembro, foram realizados 1.800 atendimentos e procedimentos.
“O Consultório Na Rua é uma importante política pública da Prefeitura de Timon para pessoas em situação de rua. As equipes realizam uma verdadeira busca ativa para atender estas pessoas, que por vários motivos, não procuram uma unidade de saúde. Na van, fica o médico e toda equipe buscando esse usuário para oferecer a ele saúde integral. Quero aqui destacar a parceria importante entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Semdes, que fez todo mapeamento deste público”, disse o secretário de saúde, Márcio Sá.