Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência” e subtema “Construindo um Brasil mais incluso”, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Timon teve grande participação da sociedade. O evento foi realizado no auditório do Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.
A programação contou com palestras, rodadas de discussão de eixos e elaboração de propostas voltadas para o público com necessidades específicas.
“Estamos juntos discutindo políticas efetivas e o anticapacitismo. Precisamos entender que há espaço para todos e deve-se pensar em medidas e meios de incluir, respeitando a necessidade de cada um, dando novas possibilidades. Continuaremos lutando juntos, desde o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) junto às outras pastas, como educação, saúde, direitos humanos e as demais de forma conjunta”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.
Paulo Carneiro é assistente social e atualmente presidente do conselho estadual dos direitos da pessoa com deficiência e esteve no município para a conferência. “Parabenizo o município pela realização, porque sabemos o quanto é difícil promover o evento sem recursos. Já participei de 11 conferências e temos notado que não há recursos federais voltados especificamente para as pessoas com deficiência. Precisamos verificar realmente enquanto sociedade propostas reais, que funcionam e que são fruto de conferências. efetivamente. Queremos saber realmente que recursos são voltadas para políticas públicas para a pessoa com deficiência para que possamos elaborar medidas que sejam efetivas”, explica.
Durante o evento,foram discutidas propostas nas rodadas com eixos estabelecidos que serão levadas para a conferência estadual e nacional. Além de apresentação cultural com o grupo de crianças da Escola de Artes Beija-flor. A conferência nos faz pensar juntos enquanto sociedade e termos esperança de avanços. Sabemos que as pessoas com deficiência foram submetidas a situações de desrespeito e que ainda há direitos violados e não podemos retroagir”, explica Beatriz Carvalho, secretária adjunta estadual dos direitos da pessoa com deficiência.
A conferência é realizada pela Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Foram discutidos os seguintes eixos:
EIXO I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência
EIXO II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada
EIXO III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência
EIXO IV – Cidadania e Acessibilidade
EIXO V – Os desafios para a comunicação universal