• Portal da Transparência

27 de setembro de 2023

Estudantes do Nuca constroem horta no Centro do Idoso e estimulam terapia com cultivo de hortaliças

Estudantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) construíram uma horta no Centro de Convivência do Idoso Júlia Almeida. Nesta quarta-feira (27), foi concluída mais uma etapa da ação no eixo de sustentabilidade definido pela UNICEF. Para o Centro do Idoso, a horta será uma nova atividade terapêutica oferecida aos mais de 80 idosos inscritos na instituição.

“Eu achei uma ação bastante legal, bastante necessária para mostrar a representatividade das plantas em um local onde prioriza a vida deles, a vida dos idosos”, disse a estudante Isabelle Bianca.

Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC), o NUCA realiza ações com grupos de estudantes da rede de ensino de Timon. A oficina de construção dos canteiros verticais é apenas o início, e servirá para o plantio e colheita de hortaliças como cebola, alface e coentro. Para os idosos, a terapia é cuidar da horta através das práticas de plantar e colher, além de trazer conscientização para uma alimentação saudável.

Além de atividades que estimulam a autoestima e a parte mental, o Centro do Idoso de Timon oferece atendimento médico especializado com serviços de geriatria, psicologia, fisioterapia, enfermagem e nutrição.

“A gente escolheu o Centro do Idoso porque percebemos a receptividade deles, notamos como fez diferença. Essa ação também serve para mostrar como as atividades lúdicas são importantes para a conservação da saúde mental”, reforça a assistente social da SEMDHC, Hylanna Vilanova.

O Nuca é parte da metodologia do selo Unicef e tem o papel de despertar o protagonismo juvenil. Essa ação faz parte do desafio Entre no Clima Unicef. “A participação do NUCA na criação da horta é parte do processo de educação ambiental, que pode e deve começar desde cedo”, disse Rejane Ribeiro, pedagoga e mobilizadora dos adolescentes.

Galeria de fotos

Últimas Notícias





Siga a prefeitura