O auditório do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) ficou lotado de médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) na manhã desta quarta-feira (27). Os profissionais participaram de capacitação sobre síndromes hipertensivas na gestação.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Maria José Araújo, explica que o objetivo da capacitação é ampliar os conhecimentos dos profissionais para o pré-natal de gestante nas Unidades Básicas de Saúde.
“Segundo o Ministério da Saúde, as síndromes hipertensivas são as complicações mais frequentes na gestação e principal causa de morte materna. Nosso objetivo é trazer mais conhecimento, realizar estudo de casos com médicos e enfermeiros para que, assim, haja diminuição da taxa de mortalidade materna”, explica a coordenadora.
A capacitação foi ministrada pelo médico cardiologista e tutor pelo programa Médicos pelo Brasil da UBS Flores, Ewardo Rodrigues.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, realizou a abertura da capacitação e destacou os esforços da Prefeitura de Timon para diminuir a taxa de mortalidade materno-infantil.
“Há um fortalecimento da rede, com trabalhos dos agentes de saúde, de todos os profissionais da Atenção Primária, do Centro de Atenção Especializada Materno Infantil (Caemi). A prefeita Dinair Veloso vem recomendando e fazendo investimentos para que a gente possa cuidar das nossas gestantes. Essa é capacitação é muito importante, pois irá resultar na oferta de um pré-natal de mais qualidade”, ressalta o secretário.