A partir da próxima segunda-feira (11), todos os órgãos da Rede de Assistência Social do município estarão voltados para as ações da campanha de combate ao suicídio. O tema deste ano é : “Se precisar, peça ajuda!”. Várias atividades serão realizadas pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), abrigos, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), e Centros de apoio à pessoa em situação de rua.
Palestras e rodadas de conversa com temas principais e secundários relevantes para o período da campanha serão realizadas. Os usuários da rede terão a oportunidade de conversar sobre assunto e, caso haja necessidade, serem encaminhados para obter ajuda profissional na Rede de Saúde do município. A Prefeitura realiza a campanha de forma intersetorial, unindo forças para efetivamente acolher, cuidar e proteger todo aquele cidadão que necessita de ajuda e assim fazer a diferença.
“Os dados sobre o suicídio são alarmantes e faz toda a diferença trabalhar a campanha sobre um assunto, por muitas vezes complexo de ser abordado. Falar sobre o suicídio é fundamental, cuidar de cada pessoa que está ao nosso lado, seja no trabalho, na família, com os amigos e escutá-la, oferecer ajudar nem que seja apenas ouvindo por um momento, pode ser um fator determinante para salvar uma vida”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.