• Portal da Transparência

31 de agosto de 2023

Protagonismo e empreendedorismo feminino marcam a 1ª Feira Qualificar

“Nós levantamos, nos esforçamos e demos lugar a um sonho. Eu vim da periferia e vi esse curso como uma oportunidade de aprender e ter uma nova renda, além disso, me realizar como profissional e conquistar meus sonhos”, nas palavras da costureira Maria da Luz, aluna do Projeto Qualificar da turma do Curso de Corte e Costura, é possível sentir a realização de cada mulher que hoje pôde mostrar seu trabalho.

As alunas do Projeto Qualificar estiveram hoje na Ceasa do município, na 1ª Feira Qualificar, promovida pela Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), comercializando tudo que produziram. 

Bolsas, bonecas de pano, nécessaires, canetas e flores em EVA, trufas de chocolate e artigos de mesa em crochê foram vendidos por cada aluna e a renda arrecadada foi comemorada por cada uma delas. “Estou muito feliz, aqui vai além do que consegui vender, tudo isso aqui me tirou de uma depressão e me deu uma nova chance de viver”, afirma Jovana Reis.                                                                                                          

  

O Projeto Qualificar já formou mais de 700 pessoas nos cursos gratuitos de: macramê, corte e costura, bolsas e necessaires, trufas de chocolate e artes em EVA. Todos oferecidos a homens e mulheres atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs).

Porém, todas as turmas são marcadas pelo protagonismo feminino. “Elas dominam e mostram a força da mulher, a feira é mais um momento em que vemos o quanto elas se sobressaem. A prefeita é uma grande incentivadora do empreendedorismo feminino e cada mulher, hoje aqui, pode se orgulhar do seu trabalho, ter uma nova opção de renda e com isso conquistar seus sonhos, como bem disse Dona Maria”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.

A Prefeitura realiza o financiamento de 80% do projeto com recursos próprios. A contrapartida referente as turmas do Curso de Corte e Costura é mantida pelo Itaú Social – programa de financiamento privado.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura