Dia 19 de agosto é Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua. Em Timon, a Prefeitura possui uma rede de atendimento voltada exclusivamente para atender as necessidades desta população. O Centro Pop é a porta de entrada dessas pessoas e funciona como ponto de apoio para refeições diárias, higiene pessoal e encaminhamentos para outras demandas, como: documentação, consultas médicas, entre outras. Já a Casa Cidadão funciona como abrigo para pernoites ou permanência no local.
Lúcia Maria frequenta o Centro Pop e relata o bom atendimento que tem recebido. “Eu não estava tendo oportunidade nem pra comer, e quando cheguei aqui, além de me alimentar, estou conseguindo resolver até meu tratamento dentário. Eu fico mais feliz!”, afirma. São depoimentos como esse que impulsionam o trabalho das equipes. Os profissionais que atuam na Rede de Assistência Social do município prepararam uma semana de oficinas, acolhimento, divulgação dos serviços e sopão solidário.
O projeto “POP na Rua” tem como objetivo trazer visibilidade às necessidades das pessoas em situação de rua para toda sociedade. Desmitificar os estereótipos atribuídos a essa população e alavancar as possibilidades para que essas pessoas possam sair da situação em que se encontram. Na próxima quinta-feira (24), a partir das 7h30, na Ponte da Amizade, as equipes promoverão uma panfletagem e uma exposição de cartazes confeccionados pelos próprios usuários. Na sexta (25), a prefeitura levará serviços socioassistenciais e de saúde para as pessoas em situação de rua na Ceasa a partir das 8h30 e à noite será a distribuição do Sopão na Ponte Metálica, rodoviária e Bairro Formosa, pontos de permanência desses usuários.