O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto da Secretaria Municipal de Saúde de Timon tem investido em terapias alternativas para auxiliar no tratamento dos usuários atendidos na unidade.
Nesta segunda-feira (7), a coordenação do CAPS Adulto retomou a oferta da oficina musicoterapia. A música tem capacidade de acessar as emoções, provocando nas pessoas uma sensação de bem-estar.
Nas aulas, no CAPS Adulto, os usuários tocam instrumentos, cantam músicas em grupo, e melhoram a autoestima. Com pandeiro, violão, batuque, triângulo, as pessoas com transtorno mental grave que fazem acompanhamento intensivo, abrem o sorriso e se emocionam com o som, ritmo e melodia das canções.
A psicóloga Juliana Oliveira, coordenadora do CAPS Adulto,conta que cerca de 40 usuários fazem tratamento intensivo na unidade, ou seja, todos os dias são atendidos por equipe multidisciplinar na unidade. Nos próximos meses, a hortaterapia e a arteterapia serão inclusas na terapia ofertadas no CAPS.
“É comprovado cientificamente que a musicoterapia age no sistema sensório motor, que age na parte cognitiva. Para ter acesso, o usuário precisa passar por nosso atendimento multidisciplinar, formado por médico,assistente social, enfermeira, psicólogo, dentre outros. O usuário intensivo tem acesso à musicoterapia”, explica.
Recentemente, o CAPS Adulto passou por melhorias estruturais. A unidade foi beneficiada com reforma, manutenções, adequações de acessibilidade e nova pintura.