Profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde de Timon e do Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil (CAEMI) participam, na manhã e tarde desta sexta-feira (4), de capacitação sobre matriciamento. O treinamento é voltado para o atendimento a gestantes e puérperas.
Na prática, o matriciamento é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada, com o objetivo de realizar um trabalho interdisciplinar e melhorar a prestação de serviço em determinada área.
A capacitação é ministrada pela médica Joselany Milanez, do programa Médicos Pelo Brasil, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Piauí. Entre os temas abordados estão: pré-natal nas UBSs, apresentação de nota técnica do Ministério da Saúde sobre atendimento de gestantes e puérperas, estratificação de risco e estudo de casos.
A capacitação faz parte do projeto Matriciar, desenvolvido pelo CAEMI em parceria com a Atenção Primária à Saúde.
“O Matriciamento é o cuidado compartilhado. Esta é mais uma capacitação realizada em parceria entre o CAEMI e a Atenção Primária com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos profissionais para uma melhor prestação de serviços para as gestantes e puérperas no nosso município, reduzindo índice de mortalidade. O matriciamento é esse apoio no processo de trabalho compartilhado, onde alinhamos o atendimento”, explica a diretora do CAEMI, Francisca Rodrigues.
O CAEMI é referência no atendimento de gestantes e bebês de alto risco durante pré-natal e no pós- parto, até a criança completar 10 anos. O Centro conta com equipe multidisciplinar e atende pacientes de Timon, São Francisco, Parnarama e Matões.