Durante toda a manhã desta sexta-feira, 21/7, a Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou os serviços ofertados no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM). Com o tema “Prevenção não tira férias”, foi promovido pela equipe de profissionais do CAISM um Dia “D” da Saúde da Mulher, com palestra e intensificação de atendimentos.
Durante a ação, foram ofertados: exames de citologia, agendamento de consultas com ginecologista e mastologista, orientações sobre saúde íntima da mulher, distribuição de preservativos, massoterapia e serviços de beleza, com depilação.
Entre as pacientes atendidas, estava a Francisca Alves, que já é acompanhada pelos profissionais do CAISM há alguns anos. “Já faço acompanhamento desde quando era no outro endereço e hoje eu vim fazer uma citologia – porque ‘tô’ aproveitando o período das férias pra fazer um check-up – e me deparei com uma palestra que foi muito produtiva e acabei sendo premiada pra receber o serviço de depilação. O CAISM aqui é mil. Cuidando da saúde e da beleza da gente!”, relatou a paciente.
Francisca Alves, paciente
Quem também aproveitou o momento foi a Dona Vilma Santos. “Sempre que eu procuro o CAISM, eu sou atendida aqui, e não demora. O atendimento é muito bom. E agora também tem a parte da beleza, e a gente fica mais animada, porque é caro e, aqui, a gente recebe de graça. Aí a gente cuida da saúde e da autoestima”, contou ela, enquanto aguardava sua vez para ser atendida na sala de depilação.
Vilma Santos, paciente
A diretora do CAISM, Marcela Paiva, explica que a ação reforçou os cuidados que as pacientes já recebem diariamente e fala da importância da prevenção, que não pode ser deixada de lado. “Durante as férias, a tendência é que muitas pessoas relaxem e esqueçam um pouco os exames de rotina. Mas esse período pode ser um ótimo momento para atualizar esses exames, que são tão importantes na prevenção do câncer. Na palestra, por exemplo, buscamos enfatizar a importância da citologia na vida da mulher, porque é o único que detecta o câncer do colo do útero”, ressalta a diretora.
Mais de 70 atendimentos foram realizados em apenas uma manhã. Foram 35 atendimentos na área de Enfermagem, com marcação de consultas, além da realização de 15 Citologias. Na depilação, 8 mulheres receberam o serviço. Já o atendimento com massoterapeuta contemplou 13 mulheres.