Integrantes do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) de Timon, os adolescentes Isabelly Bianca Lopes de Sousa, 15 anos, e Bruno Guilherme Lima de Sousa, 13 anos, estão participando de um encontro estadual cujo objetivo é debater sobre Justiça Climática. Realizado durante todo o dia de hoje, 27 de junho, no Auditório da Câmara Municipal de São João dos Patos/MA, o encontro é uma das ações previstas pelo Selo UNICEF no âmbito da política de proteção e desenvolvimento desse público.
Acompanhados pelas assistentes sociais da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Timon, Ingred Nohara Macedo e Hyllana Raquel Vilanova, os estudantes participam do evento e têm a oportunidade de discutir sobre a temática Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
“A intenção é que eles se tornem agentes disseminadores dessa temática dentro do nosso município, um debate importante, necessário e cada vez mais relevante. Assim, também atingindo uma das metas propostas pelo NUCA, que é o desenvolvimento do protagonismo juvenil.”, ressalta o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Timon, Saney Sampaio.
Durante toda a manhã, os adolescentes participaram de atividades e debates voltados para a construção de ações alternativas no combate a mudanças climáticas. No período da tarde, serão realizadas diversas oficinas, com foco em temáticas afins, como: alimentação saudável, arboviroses, educomunicação e ativismo climático.