Equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) promoveu, nesta terça-feira (21), capacitação sobre leishmaniose visceral canina para profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) na unidade localizada no CTA- Centro.
O objetivo foi compartilhar com os profissionais que trabalham na ESF a importância da prevenção e orientação à comunidade sobre a leishmaniose visceral canina.
“Explicamos sobre a doença ,os cuidados com os animais, dos serviços oferecidos pela UVZ e ,principalmente, como orientar a comunidade em relação a essa zoonose. Daqui, as equipes da Estratégia de Saúde da Família levam as informações para a população. Trabalhamos, assim, a Integração dos serviços e a Assistência Multidisciplinar para trazermos mais qualidade de vida à população de Timon”,ressalta o coordenador da UVZ, José Marques.
A leishmaniose é uma doença que tem grande importância para a saúde pública, por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. Ela é transmitida ao homem e ao cão, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano, visto que pode permanecer sem sintomas, mesmo estando doente.
A UVZ realiza o Programa de Encoleiramento em massa de cães contra leishmaniose visceral canina (calazar). Em parceria com o Ministério da Saúde, os agentes já colocaram milhares de coleiras repelente o transmissor da doença nos animais.