Com foco na realização de atividades que desenvolvam habilidades de comunicação, protagonismo, interação e diálogos voltados para a garantia de direitos e desenvolvimento do senso crítico, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA de Timon participou de um workshop com temática antirracista nesta quarta-feira, 21.
Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI do IFMA e mediado em colaboração com o NUCA – Timon, o workshop trouxe como tema “Formação Antirracista: Representação, Valorização e Empoderamento”.
O encontro foi conduzido a partir de questionamentos, que levaram a ricas discussões. “Cada um dos adolescentes, junto com os demais alunos e com os professores, pôde mostrar pontos de vistas sobre o racismo, abordando o tema a partir das próprias vivências e experiências. A culminância foi a redação que eles fizeram ao final, escrevendo sobre o que mudou na percepção deles sobre o racismo”, explicou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Timon, Saney Sampaio.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o NUCA faz parte da metodologia do Selo Unicef. Atualmente com 44 adolescentes, entre 12 e 16 anos, oriundos de 10 escolas da rede municipal de ensino.