Enquanto aguardam atendimento, as gestantes de alto risco que fazem pré-natal no Centro de Atenção Especializado Materno-Infantil (CAEMI) adquirem mais conhecimento. A unidade da Prefeitura de Timon é referência em serviços de saúde às gravidas que possuem fatores de risco.
O CAEMI desenvolve dois projetos de educação permanente que explanam informações importantes sobre o processo de gravidez e pós-parto, além de tirar dúvidas das futuras mamães.
Os projetos são desenvolvidos diariamente. O “Olá” inicia 8h, logo quando as gestantes chegam à recepção do CAEMI. “Fazemos todo o acolhimento, explicamos com funciona nosso atendimento, a importância das mães realizarem o pré-natal de forma correta, mostramos os espaços do Centro, quais profissionais irão atendê-las. Todos os dias realizamos esse acolhimento humanizado”, conta Francisca Rodrigues, coordenadora do CAEMI.
O outro projeto executado no CAEMI é o “Maternando”. Nele, os profissionais da equipe multidisciplinar que atende no Centro realizam palestras, rodas de conversa e atividades com gestantes.
“O Maternando é realizado todos os dias, às 10h. Obstetra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, pediatra, psicóloga, assistente social, enfim, todos os profissionais do nosso circuito de atendimento realizam atividades, conversas, tiram dúvidas das gestantes. Também exibimos vídeos com informações importantes sobre a gravidez, fatores de risco, intercorrências. É muito bom, pois leva conhecimento às futuras mamães”, ressalta a coordenadora.
O CAEMI acompanha as gestantes e os bebês de alto risco durante pré-natal, e no pós-parto, até a criança completar 10 anos de idade. O Centro é referência neste tipo de atendimento e, neste mês de maio, a organização no processo de trabalho na unidade foi destaque em evento de planificação do SUS realizado em seminário estadual na capital São Luís.
“O CAEMI também atende gestantes das cidades de Matões, Parnarama e São Francisco e vem a cada dia se destacando na região. Nos dá orgulho por oferecer um serviço de atenção especial a gestantes de alto risco. Os investimentos na saúde integral da mulher é uma prioridade da gestão da prefeita Dinair Veloso.