Com o objetivo de chamar atenção para a importância de exames preventivos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Prefeitura de Timon estão intensificando ações de conscientização e informação sobre a diabetes e hipertensão arterial.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial e a diabetes são os principais fatores de risco para a saúde no País. “As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para os usuários. Procurem as UBSs e realizem exames preventivos. Muitas vezes, essas doenças são silenciosas e, por isso, o exame preventivo é tão importante”, destaca Maria José Torres, coordenadora da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.
Nas UBSs, além da consulta com médico, a população realiza exames laboratoriais, aferição de pressão arterial, testes glicêmicos, dentre outros, além de ter encaminhamento para especialistas, caso haja necessidade.
“Muitas pessoas nunca fizeram esse tipo de controle e, quando buscam o médico, pode ser tarde. Estamos reforçando a importância dos exames preventivos e para quem tem diabetes ou hipertensão, ressaltamos que a monitoramento é fundamental”, acrescenta a coordenadora.
Hipertensão
O Ministério da Saúde alerta que a hipertensão é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares.
“Quando não controlada, leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, contribuindo, de forma expressiva ,para a perda de anos de vida saudáveis na população”, alerta.
Diabetes
Já a diabetes mellitus é causada por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo.
“O aumento gerado por essa deficiência na insulina resulta no aumento da glicose no sangue e pode causar danos aos olhos, rins e nervos, além de também aumentar o risco de desenvolvimento das doenças cardiovasculares”, destaca o Ministério da Saúde.