O Qualificar é um projeto realizado pela Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece gratuitamente cursos profissionalizantes nas áreas de artesanato, beleza, culinária, têxtil e confecção. O mercado de trabalho, há anos, já exige novas habilidades dos profissionais. Em Timon, as pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) contam com o projeto que auxilia nessa capacitação.
Na manhã desta terça-feira (06), mais uma turma de costureiras finalizou o curso de corte, costura e confecção de bolsas e necessaires, desta vez para as alunas atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidade Nova. Este curso, especificamente, compõe um grupo de ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), financiadas pelo Edital de Apoio aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) – Itaú Social 2022. O projeto inscrito no edital, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timon beneficia crianças e adolescentes, além de familiares e comunidade local.
“São oportunidades como essa que fazem a assistência social ser efetiva para a população. É um mecanismo para novos horizontes na vida de cada aluna que passa pelo projeto”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.