A zona Rural de Timon está com ações de saúde intensificadas pela Estratégia de Saúde da Família da Rede de Atenção Primária à Saúde. Nesta semana, as equipes estiveram em regime de força-tarefa nos Povoados Campo Alegre, Castelo, Cruzeiro, Mocambinho, Saco, Cão Açu, Tamanduá, Monteiro e 89.
Em visitas domiciliares, foram realizadas consultas médicas, atendimento de enfermagem, atualização de caderneta vacinal, aferição de pressão e glicemia, atendimento odontológico, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis, atividades físicas com equipe multidisciplinar, dentre outras. Também houve palestras alusivas ao Maio Vermelho, que conscientiza sobre a prevenção ao câncer de boca.
A coordenadora da Rede de Atenção Primária à Saúde, Maria José Torres, ressalta que melhorar a prestação dos serviços de saúde para os moradores da zona Rural é prioridade da prefeita Dinair Veloso.
“Estamos intensificando ações, ouvindo as demandas, identificando as dificuldades, conversando com os moradores para avançarmos na oferta dos serviços de saúde para a zona Rural. Todos os dias as equipes da Estratégia de Saúde da Família estão nos povoados realizando visitas e ampliando esse atendimento e acolhimento aos moradores da zona Rural”, destaca Maria José.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, conta que o objetivo da prefeitura é ampliar os investimentos na saúde e resolver demandas. Nesta semana, a prefeita Dinair Veloso e o gestor estiveram em Brasília para fortalecer parcerias e buscar recursos no Ministério da Saúde.
“A prefeita Dinair não tem medido esforços para buscar melhorias e mais investimentos para Timon. Em Brasília, visitamos as áreas técnicas do Ministério da Saúde e fizemos várias solicitações de investimentos na Saúde”, enfatiza o secretário Márcio Sá.