A luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental foi tema de blitz educativa realizada na manhã desta quinta-feira (25) pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) de Timon, na Ponte da Amizade.
Dezenas de condutores foram abordados pelos profissionais dos CAPSs, que distribuíram panfletos informativos sobre a Luta Antimanicomial, movimento de combate ao isolamento de pessoas com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos.
“A Luta Antimanicomial é pelo fim do preconceito contra pessoas que possuem sofrimento mental. Estas pessoas não devem ser isoladas, elas têm o direito de viver em sociedade. Por isso, realizamos essa mobilização, conversando com os condutores sobre a importância dos direitos das pessoas que sofrem com qualquer tipo de transtorno mental”, ressalta Laiana Sousa, coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.
O bancário Edson Gabriel foi um dos condutores que receberam as orientações das equipes dos CAPSs na blitz e elogiou a ação.
“Realmente ainda há muito preconceito e a sociedade precisa aprender a respeitar os direitos”, disse.
Rede de Atendimento
O município de Timon mantém três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS AD (Álcool e Drogas), CAPS Infanto Juvenil e CAPS Adulto, que acolhem pessoas com transtorno mentais graves e persistentes com equipe multiprofissional.
O CAPS Adulto fica localizado na Rua Justino de Oliveira Costa, 980 – São Benedito.O CAPS Infanto Juvenil é situado na Rua Getúlio Vargas, 280- Centro.
Já o CAPS AD, na Avenida Benedito Ferreira Campos, 210 – Parque Alvorada.
“Timon também conta com 57 equipes de Estratégia de Saúde da Família que estão preparadas para receber quem sofre com algum problema, seja ansiedade, ou qualquer transtorno e encaminhar para a rede de Saúde Mental”, enfatiza Laiana Sousa.