• Portal da Transparência

17 de maio de 2023

LIRAa aponta baixo risco de infestação do mosquito Aedes aegypti em Timon

A Coordenação de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizou, entre os dias 8 a 12 de maio, o segundo Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em Timon.

O levantamento mostra que o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti está em 0.7%, percentual considerado pelo Ministério da Saúde de baixo risco. Ao todo, foram visitados 2.622 imóveis na zona Urbana de Timon.

O coordenador de Combate às Endemias, Dolamito Marques, ressalta que o primeiro LIRAa, feito em março, apresentou índice de infestação de 1.9%. “Tivemos essa redução devido aos trabalhos de bloqueios com bombas costais com inseticidas feitos em bairros com maiores índices de casos e também as intensificações das visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias”, explica Dolamito.

O segundo LIRAa mostra que a maior quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chycungunya, continua dentro da residências.

“Pedimos o apoio da população na luta contra o mosquito, que não deixem água parada em casa, que limpem seus quintais. Apesar da redução no índice de infestação, esse período de variação de tempo onde há chuva um dia e, no outro, sol forte temos um cenário propício para o ciclo reprodutor do mosquito”, destaca.

Os agentes de endemias continuam realizando visitas domiciliares de segunda a sexta e , também, aos sábados. As ações de bloqueio químico com bombas costais em bairros com mais casos notificados de dengue continuam sendo realizadas durante a semana.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura