Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, na última semana, palestras em escolas da zona Rural de Timon sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A ação é realizada dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).
O objetivo das equipes da Vigilância Sanitária é unir forças com os agentes de endemias do município no combate ao mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.
“Além de conscientizar os estudantes sobre a importância da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Sanitária está realizando diariamente palestras nas escolas das zonas Rural e Urbana , além de ter uma programação em algumas escolas particulares . Essa semana foram realizadas atividades nas escolas do Povoado Piranhas, no turnos manhã e tarde,no Povoado Barra das Pombas , nas EMEF Noberto Moreira Lima e Tomaz de Area Leão Filho”, explica Darlla Juliana, diretora da Vigilância Sanitária.
Nas palestras, as equipes da Vigilância Sanitária repassam aos estudantes os cuidados que eles devem manter em casa para evitar a proliferação do mosquito. A principal recomendação é não deixar água parada, cobrir pneus e manter sempre o quintal limpo.
“As crianças repercutem para os pais o que ouvem nas palestras e assim as informações são levadas para os adultos”, ressalta Darlla.
Nesta semana, a programação das palestras da Vigilância Sanitária continua. As equipes estarão em escolas particulares da zona Urbana.