Qual o papel do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)? O órgão reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços socioassistenciais estatais e não estatais no Município. Timon está à frente na solidificação do papel do conselho no município. A composição da diretoria já segue as determinações federais com dois grupos: um composto pelos representantes do poder público e o segundo pelos representantes da sociedade civil.
Nesta quarta-feira (19), ocorreu a eleição
da mesa diretora e a posse dos novos membros do CMAS, para o biênio 2023-2025.
Darlene Rocha Melo, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foi eleita presidente do CMAS e Igo de Moura Varão Arrais, representante do Fórum dos Trabalhadores do SUAS, eleito a vice-presidência.
“Timon está de parabéns pois está avançando no fortalecimento do Controle Social da Política de Assistência Social, com a inclusão dos segmentos dos trabalhadores do SUAS e também dos usuários do SUAS na composição do CMAS, a partir deste mandato. O CMAS tem papel relevante, pois discute, delibera e fiscaliza a execução da Política Municipal de Assistência Social, contribuindo para o fortalecimento da mesma. E o primeiro desafio já vem por aí com a realização da Conferência Municipal de Assistência Social 2023”, afirma ela.