• Portal da Transparência

19 de abril de 2023

Secretaria de Direitos Humanos impulsiona campanha no combate ao trabalho infantil doméstico com foco em estudantes

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) realizou nesta quarta-feira (19), na Fundação Cidadania, uma ação interativa sobre o trabalho infantil doméstico para estudantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA. A atividade desenvolvida em parceria com a Semdes serve para conscientizar e faz parte das estratégias de prevenção e erradicação deste problema social.

A Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Timon fortalece as ações do programa focando na conscientização de estudantes sobre o trabalho no ambiente doméstico. Na manhã desta quarta-feira, alunos do NUCA foram protagonistas da ação interativa – com apresentação audiovisual e debate sobre o tema – mediada pela SEMDHC, Semdes e a equipe das Ações Estratégicas do PETI (AEPETI).

“Como o trabalho infantil doméstico é invisível, acontece dentro de casa ou na casa de terceiros, as denúncias são bem tímidas. Por isso, a gente quer focar nessa campanha de trabalho infantil doméstico para que seja conhecido, para que eles entendam as consequências desse trabalho. Além da evasão escolar, pode existir o abuso sexual, psicólogo, entre outros”, explica a Coordenadora das Ações Estratégicas do PETI, Jéssica Vieira.

O trabalho doméstico infantil viola os direitos de crianças e adolescentes, pois prejudica o desenvolvimento, a qualidade de vida e os expõe a vários riscos. O dado mais recente divulgado em outubro de 2022 pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) apontou que 80 mil crianças no Brasil eram atingidas pelo trabalho infantil doméstico, a maioria meninas negras.

“Estimulamos esses adolescentes a combater práticas que são proibidas pela legislação nacional e internacional, e que acima de tudo, prejudicam o desenvolvimento sadio e pleno deles, impedindo-os de ter a educação como prioridade em suas vidas”, disse o secretário interino da SEMDHC, Saney Sampaio.

Embora a data do Combate ao Trabalho Infantil no Serviço Doméstico seja no dia 27 de abril, a Secretaria de Direitos Humanos e NUCA reforçam a campanha de forma antecipada. Mensalmente, ações são planejadas para serem desenvolvidas em Timon, com estratégias que envolvem todas as secretarias do município.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura