Profissionais de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município participaram, nesta segunda-feira (17), de um curso de atualização em coleta de Citopatologia. A capacitação foi realizada no auditório do CAISM- Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).
O curso, ministrado pelo médico citopatologista João Batista e pela biomédica citopatologista Ariadna Lima, contou com aula teórica e prática.
“O objetivo é aprimorar os conhecimentos em Citopatologia de coleta, melhorar os esfregaços e espécimes, diminuir os falsos negativos e tirar os materiais insatisfatórios”, explica Ariadna Lima.
O exame citopatológico é método de rastreamento do câncer do colo do útero, indicado para a população alvo de 25 a 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais (INCA, 2016; 2021). Segundo o Ministério da Saúde, essas recomendações visam garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento.
O município de Timon tem intensificado a realização de Citopatologia. Apenas em março deste ano, as 57 equipes de Estratégia de Saúde da Família e CAISM realizaram 2.324 exames.
“Foi um avanço o número de exames. Foi um resultado muito positivo. E agora, com essa capacitação que foi organizada pelo CAISM, vamos melhorar, mais ainda, a forma de realizar as coletas, garantindo resultados mais precisos”, ressalta Maria José Torres, diretora do CAISM.