12 de abril de 2023
Residencial Leonel Brizola: Um sonho cada vez mais próximo de ser realizado
Prefeitura de Timon e Caixa Econômica iniciam vistorias e assinatura de contratos

“É muita felicidade!”. “Um presente!”. “Um sonho realizado!”. “Eu estou sem palavras!”. “Todo dia eu estava esperando esse momento chegar!”… Estas são apenas algumas das expressões de felicidade manifestadas pelos timonenses que estão prestes a receber suas casas no Residencial Leonel Brizola. O processo de vistoria das casas e assinatura dos contratos de financiamento já foi iniciado e está sendo coordenado pelas equipes da Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria de Habitação, e pela Caixa Econômica Federal.


“Eu estou sem palavras! Nunca na minha vida que eu ia conseguir ter uma casa própria se não fosse por esse processo”, relatou a Jéssica Dias. “Pra mim é um sonho realizado! Este momento pra mim está sendo muito especial”, acrescenta a Gisele Moura.

Conforme explicou o secretário municipal de Habitação, Marcos Gomes, as 500 unidades habitacionais do Residencial Leonel Brizola são destinadas a pessoas que estavam residindo em moradias de risco ou vulnerabilidade e que precisaram abandonar o local onde moravam para viver de favor ou pagar aluguel. “O cadastro dessas famílias foi realizado tanto por demanda espontânea, de pessoas desabrigadas que foram surgindo, por exemplo, durante o período chuvoso, como também através da busca ativa por pessoas que moravam em condições insalubres, uma busca realizada pela nossa equipe de assistentes sociais”, esclarece o secretário.


“As pessoas que estão aqui hoje é porque precisam mesmo. Tinha gente que estava morando em casa de taipa, caindo os pedaços, outras tiveram suas casas alagadas, como foi o meu caso, e agora eu vou ter uma moradia digna pra mim e pros meus filhos. Não sei nem explicar o tamanho da felicidade!”. Conta, emocionada, a Cristiane Sampaio, de 40 anos. Não era muito diferente a situação da Dona Maria Eunice Nascimento, de 65 anos: “Minha casa era de taipa e já ‘tava’ caindo”, relatou a aposentada.


Quem também já assinou o contrato de financiamento foi a Bárbara Silva, que estava contando os dias para esse momento chegar. “Estou muito contente! Tenho três filhas, e uma delas é especial. Todo dia eu estava esperando esse momento chegar”, disse ela.


As unidades habitacionais do Residencial Leonel Brizola foram construídas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e subsidiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com o gerente de Habitação do Programa Minha Casa Minha Vida no Maranhão, Helvio Penha, após a conclusão do processo de vistoria e assinatura de contratos, o próximo passo é aguardar a autorização do Ministério das Cidades para ser marcada a data de realização da solenidade oficial de entrega das chaves.





