Encerrando a programação da campanha Março Lilás, as mulheres atendidas no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) assistiram à palestra proferida pela juíza Raquel Castro Menezes.
A parceria do CAISM com a juíza é realizada por meio do projeto “Justiça e Cidadania”, que aproxima a Justiça da população.
Na palestra, a juíza Raquel Menezes conversou diretamente com as mulheres e abordou o tema “Violência Contra a Mulher: uma Questão de Direito e Saúde”. Entre os pontos destacados, estão os tipos de violências que mulher sofre , o “violentômetro”- com os sinais de alerta, e o ciclo da agressão.
“Se você faz parte da comunidade na qual esta mulher que é vítima de violência está inserida é dever seu, é direito seu ajudar essa mulher a oferecer essa denúncia para que o agressor seja punido e para que ela seja protegida”, ressalta a juíza.
O encerramento da programação também contou com a palestra do ginecologista e obstetra Eduardo Feitosa. O especialista abordou a violência obstétrica.
A dona de casa Francinete da Silva assistiu atentamente às palestras e ressaltou que vai compartilhar o que aprendeu com as outras mulheres de sua família e amigas.
“Acho muito bom ter essas palestras porque faz a gente entender mais sobre a violência que a gente pode passar e que não podemos ficar caladas”, disse.