• Portal da Transparência

22 de março de 2023

Prefeitura de Timon participa do lançamento de projeto de enfrentamento à violência de gênero

Para se estabelecer uma rede de proteção fortalecida, organizada e eficaz no enfrentamento à violência de gênero, é necessário o envolvimento de toda a sociedade e a ação conjunta entre os poderes. Compartilhando desse pensamento, a Prefeitura de Timon marcou presença no lançamento de um importante projeto de iniciativa do Ministério Público do Maranhão: o Projeto de Combate à Violência Doméstica. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (22), no auditório do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves – Fórum de Timon-MA.

A mesa de abertura reuniu membros do Ministério Público do Maranhão, da Defensoria Pública, OAB, Poder Judiciário, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, a prefeita de Timon Dinair Veloso, dentre outras autoridades estaduais e municipais.

O principal objetivo do projeto é lutar pelas mulheres e pelas vítimas de violência de gênero, para que os índices desse tipo de violência diminuam no município e no estado. “Para isso, é preciso fortalecer a rede de proteção, e isso não se faz se estiver cada um no seu quadrado, mas se todos – sociedade, entidades, órgãos públicos de todos os poderes – agirmos coletivamente”, destacou a prefeita Dinair Veloso.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão Eduardo Jorge Nicolau, o lançamento do projeto faz parte de uma política institucional e acompanha um movimento que vem sendo realizado em todo o Maranhão. Para ele, dentro desse processo, a conscientização é peça fundamental.

“A agressão contra a mulher é algo que precisa acabar. E nós estamos trabalhando de forma articulada para conscientizar toda a sociedade e também para combater os atos de violência, sem deixar de mostrar para cada mulher que nós, que fazemos parte dessa rede de proteção à mulher, estamos aqui para trabalhar por elas, para acolher, para prestar um atendimento humano e respeitoso”, defendeu o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão Eduardo Jorge Hiluy Nicolau.

Em Timon, a Rede de Proteção à Mulher oferece às mulheres vítimas de violência, além de atendimento jurídico, atendimento psicossocial e encaminhamento aos demais órgãos, dentre eles, a rede municipal. A ideia é intensificar ainda mais esses serviços. A Promotora Karina Freitas Chaves, titular da 4ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon-MA, que recentemente esteve reunida com a prefeita Dinair e lhe fez o convite pessoalmente, falou da importância de discutir diretrizes e ações que fortaleçam essa rede.

“O número de violência contra a mulher em todo o Brasil é assustador e passa do razoável. É por isso que é tão importante trabalharmos juntos no fortalecimento dessa rede de proteção”, destacou a Promotora.

Após a solenidade de abertura, houve a assinatura do protocolo de intenções em defesa e proteção da mulher. O documento foi assinado pelo Procurador-Geral Eduardo Nicolau, pelas promotoras Karina Chaves e Sandra Soares de Pontes, Promotor Paulo Roberto Barbosa, Defensora Pública Creuza Maria Lopes, Kaio Vyctor Saraiva, presidente da OAB/MA, Delegada Maria Rita e pela Prefeita de Timon, Dinair Veloso.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura