• Portal da Transparência

3 de março de 2023

Profissionais da Atenção Primária participam de capacitação sobre classificação de risco

Profissionais da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nesta semana, de capacitação sobre estratificação de risco de pacientes com diabetes e hipertensão arterial.

A capacitação foi realizada no auditório da Fundação Cidadania e reuniu cerca de 160 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, dentistas, equipe multidisciplinar, supervisores, coordenadora da Atenção Primária e coordenação da Planificação.

Na prática, trata sobre a classificação do risco/ vulnerabilidade a partir das necessidades do paciente. A capacitação sobre pacientes com diabetes e hipertensão arterial foi ministrada pelos palestrantes médico Dr Ewardo Rodrigues( Cardiologista da UBS Flores) e enfermeiros Ana Glaucia e Jordeilson da UBS Mutirão.

Os profissionais reforçaram os agravantes de risco de pacientes com diabetes e hipertensão. A capacitação faz parte do processo de Planificação do SUS no município de Timon, que organiza os processos de trabalho na Rede de Atenção Primária à Saúde.

A planificação é implantada por meio de parceria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“As capacitações são um momento de troca entre as equipes, onde se é discutido como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, que acompanhou a abertura da capacitação desta semana.

A coordenadora da Planificação de Timon, Francymara Rodrigues, conta que a expansão da Planificação está sendo realizada em todas UBSs do município.

“O processo da planificação engloba as oficinas tutoriais presenciais e remotas e tutorias municipais com tutores e suplentes, e profissionais que compõe as equipes. O projeto movimenta profissionais de saúde, dentre eles Agentes Comunitários de Saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, dentistas e toda equipe administrativa. Queremos, a partir desse projeto, o planejamento e organização da atenção à saúde, tendo como foco as necessidades dos usuários, melhorar o atendimento à população, ofertando atenção de qualidade, resolutiva, e aumentando a satisfação do usuário do SUS com o atendimento recebido”, explicou Francymara.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura