Profissionais da Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nesta semana, de capacitação sobre estratificação de risco de pacientes com diabetes e hipertensão arterial.
A capacitação foi realizada no auditório da Fundação Cidadania e reuniu cerca de 160 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, dentistas, equipe multidisciplinar, supervisores, coordenadora da Atenção Primária e coordenação da Planificação.
Na prática, trata sobre a classificação do risco/ vulnerabilidade a partir das necessidades do paciente. A capacitação sobre pacientes com diabetes e hipertensão arterial foi ministrada pelos palestrantes médico Dr Ewardo Rodrigues( Cardiologista da UBS Flores) e enfermeiros Ana Glaucia e Jordeilson da UBS Mutirão.
Os profissionais reforçaram os agravantes de risco de pacientes com diabetes e hipertensão. A capacitação faz parte do processo de Planificação do SUS no município de Timon, que organiza os processos de trabalho na Rede de Atenção Primária à Saúde.
A planificação é implantada por meio de parceria do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
“As capacitações são um momento de troca entre as equipes, onde se é discutido como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, que acompanhou a abertura da capacitação desta semana.
A coordenadora da Planificação de Timon, Francymara Rodrigues, conta que a expansão da Planificação está sendo realizada em todas UBSs do município.
“O processo da planificação engloba as oficinas tutoriais presenciais e remotas e tutorias municipais com tutores e suplentes, e profissionais que compõe as equipes. O projeto movimenta profissionais de saúde, dentre eles Agentes Comunitários de Saúde, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, dentistas e toda equipe administrativa. Queremos, a partir desse projeto, o planejamento e organização da atenção à saúde, tendo como foco as necessidades dos usuários, melhorar o atendimento à população, ofertando atenção de qualidade, resolutiva, e aumentando a satisfação do usuário do SUS com o atendimento recebido”, explicou Francymara.