• Portal da Transparência

1 de março de 2023

Semdes: Projeto ‘Dança Comigo’ mostra que a música e a dança têm efeito terapêutico

Quem acorda em plena quarta-feira (01) e vai dançar forró e baião logo cedo? Dona Andrelina Alves, 92 anos, “coloca no chinelo” qualquer menina no auge dos seus 20 e poucos anos. Quem vê ela na cadeira de rodas não imagina o requebrado e alegria da usuária mais longeva que frequenta o Centro do Idoso. Conhecida como Dona Deinha ela reúne as amigas, uma com 80 anos e a outra na mesma faixa etária e não perde um forró com o cantor preferido delas, Jeruilson e Forró de Latada.

Como elas centenas de idosos aproveitaram hoje a 4ª edição do Projeto “Dança Comigo” que promove bailes matinais com muita música e dança para a “melhor idade”.

A iniciativa da Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), acontece sempre no Centro do Idoso Júlia Almeida com a presença dos idosos usuários da Rede de Atendimento de Assistência Social e beneficiários do IPMT.

“A gente sai daqui com a energia renovada, a vitalidade e alegria deles nos renovam”, afirma Marcus Vinícius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social. A prefeita Dinair Veloso abriu o salão e deu as boas-vindas.

“É uma alegria participar de uma atividade que promove bem-estar, qualidade de vida e estar num espaço desse e sentir esse carinho dos profissionais com os usuários. Ver de perto projetos como esse que valorizam aquelas pessoas que tanto já contribuíram para o crescimento do nosso município, agora usufruindo. Nossa missão é essa: oferecer políticas públicas que possam melhoram a qualidade de vida da nossa população”, afirma.

A ciência aprova e as pessoas comprovam o bem que a dança e a música trazem. Com isso, além do baile, o centro promoveu uma ação com a médica geriatra Dra. Larissa Luz que explica as vantagens da promoção desses eventos cientificamente, como uma terapia não farmacológica desenvolvida com os idosos.

“A música é responsável por vários estímulos e conexões neuronais que ativam múltiplos sistemas, dentre eles a memória, a linguagem, as memórias emocionais. O som tem um poder terapêutico e curativo e traz relaxamento, prazer, alegria e desperta isso neles. Os pacientes com transtorno de distúrbios do sono, demência , sequelas de AVC, ansiedade e depressão dentre outras doenças,são os que mais se beneficiam”, explica. O “Dança Comigo” já está consolidado no calendário ,“estamos mensalmente em grande estilo trazendo muita alegria para nossos idosos”, finaliza Gislene Alcântara, coordenadora do centro.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura