A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, realizam atividades relevantes para o bem-estar e socialização dos grupos de convivência. Tudo isso é promovido pela coordenação junto às equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as visitadores domiciliares do Programa Criança Feliz (PCF) que promovem ações como o projeto “Vamos Conversar”, que aborda temas relevantes durante os encontros; e o SVFV que reúne grupos por faixas etárias e promove atividades culturais, sociais, esportivas e de acolhimento com os usuários. São programas desenvolvidos dentro dos CRAS semanalmente.
Nos dias que antecedem datas comemorativas ou períodos festivos, como o Carnaval, os Centros promovem diversas ações. No dia 15 de fevereiro, as visitadoras do PCF e a equipe do SCFV do CRAS Vila João Reis, realizaram o 11º encontro com uma rodada de conversa com as crianças com o tema: Carnaval e a manifestação cultural dessa festa para os brasileiros, falando das origens da folia de momo e a confecção de máscaras de EVA.
“Tivemos como objetivo ensinar para as crianças um pouco sobre essa festa tão rica em cultura e ao mesmo tempo devolver habilidades como percepção visual e expressão artística”, afirma Márcia Sousa, visitadora do PCF.
Além disso, o grupo de convivência das idosas que participa dos aulões de dança às segundas, quartas e sextas-feiras, também entrou na folia. “Promovemos ações conjuntas que fortalecem os vínculos e fazem as pessoas sentirem o CRAS como extensão da sua casa”, afirma Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social.