A Secretaria Municipal de Saúde, por meio Programa Viva o Sorriso, realizará, no próximo sábado (11), uma mobilização especial da 1ª etapa de triagem e moldagem de 160 próteses dentárias, que beneficiarão pacientes atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A mobilização dos profissionais do CEO inicia 8h, na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental- Emef Miguel Budaruiche. As moldagens e triagens serão feitas na Unidade Básica de Saúde- UBS Vila Angélica.
O coordenador de Saúde Bucal do município, Ézio José, explica que a 1ª etapa antecede a produção das próteses dentárias. Ao todo, 80 pessoas serão beneficiadas.
“Os pacientes que irão passar pela triagem são pacientes que foram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhados ao CEO. Na primeira etapa, realizamos a triagem e a moldagem para posteriomente produzirmos as próteses e entregar para os beneficiados. O objetivo dessa mobilização é reduzir a demanda”, explica Ézio José.
O projeto Viva o Sorriso tem por objetivo oferecer, ao usuário que perdeu seus dentes, um atendimento especializado de restauração da saúde bucal, através do tratamento protético e reabilitador, de maneira a recuperar seu bem-estar, com conforto, funcionalidade, reconstituição estética, garantindo melhorias na aceitação social, recuperação da função mastigatória e da capacidade de comunicação.
“É um programa muito importante, que devolve a autoestima das pessoas. Somente na gestão da prefeita Dinair Veloso, foram entregues 730 próteses para moradores da zona Rural, aposentados do IPMT, casa do idoso, residência inclusiva , agentes de limpeza e, agora, vamos para essa nova etapa com pacientes do CEO”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.
A porta de entrada do atendimento no programa Viva o Sorriso é nas Unidades Básicas de Saúde. Lá, os pacientes fazem o tratamento e, conforme haja necessidade, são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, onde inicia o processo de triagem e confecção da prótese.