• Portal da Transparência

27 de janeiro de 2023

Zé Pereira: Vigilância Sanitária Municipal dá orientações para vendedores ambulantes e foliões


O tradicional Zé Pereira de Timon, uma das maiores prévias carnavalescas da região, se aproxima. A festa será realizada nos dias 4 e 5 de fevereiro, na Avenida Piauí. A Secretaria Municipal de Saúde definiu estratégias de atuação antes e durante o evento.

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, em reunião realizada na Fundação Municipal de Cultural, orientou os vendedores ambulantes que irão comercializar alimentos no Zé Pereira.

A diretora da Vigilância Sanitária Municipal, Darlla Juliana, explicou aos vendedores a importância de manter cuidados na manipulação de alimentos e na higiene para comercializar os produtos dentro do que estabelece as normas sanitárias.

“Estamos fazendo um trabalho pré- Zé Pereira, dando orientações aos vendedores ambulantes e também estaremos no corredor da folia, vistoriando os pontos de venda e orientando também os foliões a comprarem alimentos nas bancas que seguem as recomendações da Vigilância Sanitária”, explica Darlla.

VEJA AS RECOMENDAÇÕES PARA OS VENDEDORES AMBULANTES
1. O estabelecimento deve ser limpo e organizado sem presença de materiais em desuso;
2. Fazer o uso de equipamentos de proteção individual (toucas , aventais ,luvas, máscaras)
3. Os alimentos devem ser mantidos em depósitos com tampa , ou cobertos com papel filme evitando a exposição;
4. Fornecer apenas maionese em embalagens individuais (sachês)
5. Manter as chapas limpas;
6. Os canudos plásticos deverão ser embalados individualmente, não sendo permitido os canudos avulsos;
7. Observar a data de validade produtos, as embalagens devem estar íntegras;
8. Gelo em barra somente para bebidas embaladas;
9. Manter o lixo acondicionado corretamente;
10. Manipulador não deve ter contato com o dinheiro; Fique atento, deverá ter uma pessoa apenas para receber o dinheiro!

VEJA AS RECOMENDAÇÕES PARA OS FOLIÕES
1. O primeiro ponto a ser verificado pelo consumidor, é se o estabelecimento está limpo, e depois busque pelo vistoriado que tem que estar na parede, acessível a todos. Este documento comprova que o comércio foi orientado pela Vigilância. Os manipuladores devem estar corretamente uniformizados, com proteção de cabelos e nunca ter contato direto com o alimento “EPI’s”.
2. Observe sempre as condições de higiene dos locais de venda de alimentos;
3. Compre comidas, bebidas e qualquer outro tipo de alimentos apenas em comércios vistoriados pela Vigilância Sanitária com o selo de vistoriado;
4. Verifique o prazo de validade dos produtos antes de consumir;
5. Não consuma alimentos com textura, cor, odor ou sabor alterado;
6. Cuidado com sintomas como enjoo, vômito e diarreia. Eles podem ser sinais de intoxicação e de outras Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), que precisam de atendimento médico imediato;
7. Lembre-se de consumir bastante líquido para se manter hidratado;
8. Prefira maionese e catchup em embalagens individuais;
9. Caso identifique no comércio alguma irregularidade, como a falta de higiene que ameaça a saúde, denuncie diretamente no ponto fixo da Secretaria Municipal de Saúde no evento.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura