• Portal da Transparência

19 de dezembro de 2022

Dezembro Vermelho: oficinas com enfermeiros da Atenção Primária reforçam importância de testagem de ISTs

Dando continuidade às ações do Dezembro Vermelho, a Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o ciclo de oficinas com equipes de enfermagem da Rede de Atenção Primária da Saúde.

Benedina Araújo, coordenadora Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, explica que, nas oficinas foi abordada a importância das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecerem aos pacientes testes rápidos de ISTs durante todo o ano.

As oficinas foram ofertadas para equipes de enfermagem tanta da zona Urbana, como da Rural.

“Sensibilizamos os enfermeiros sobre a importância da oferta dos testes rápido de sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C serem disponibilizados durante todo o ano. Tivemos uma boa participação das equipes da zona Urbana e Rural”, conta Benedina.

A coordenadora explica, ainda, que a oferta dos testes rápidos de ISTs durante o ano é importante devido ao aumento mundial de casos de HIV/Aids e sífilis. Além de reduzir os índices de transmissão das infecções.

“A testagem feita durante o ano inteiro possibilita diagnóstico precoce para o HIV e a prevenção para o HIV e sífilis vertical, que é a transmissão mãe e filho. É interessante também que, dentro da transmissão vertical, os homens façam a testagem porque o homem pode transmitir para mulheres em idade fértil e ela corre risco de fazer transmissão vertical”, conclui Benedina.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura