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26 de dezembro de 2022

Prefeitura de Timon inicia implantação do novo sistema de gestão tributária

Um novo sistema de gestão tributária está sendo implantado no município de Timon e trará mais facilidade ao contribuinte: o PORTAL FÁCIL. A nova plataforma contratada pela Prefeitura estará ativa a partir do dia 2 de janeiro e será totalmente integrada à Receita Federal e ao Simples Nacional. Com isso, grande parte dos processos poderá ser realizada de forma online, sem a necessidade de se dirigir até a central de atendimento ao público.

 

Para a implantação, será necessário realizar a conversão dos dados do antigo sistema. “Esse processo será efetivado do dia 30 de dezembro de 2022 até 1° de janeiro de 2023. Portanto, a partir do dia 30 de dezembro, o atual sistema será descontinuado e as atividades dele serão paralisadas. Nesses dois dias, os serviços ficarão indisponíveis, retornando no dia 2 de janeiro de 2023, já com a nova plataforma acessível para o cidadão.” Explica Wanderson Nascimento, consultor técnico do Grupo Actcon – grupo empresarial responsável pela nova tecnologia.

 

Após esse processo, as empresas que já utilizam o atual sistema receberão por e-mail os dados de acesso, com usuário e senha. A nova plataforma vai promover mudanças para todo contribuinte que utiliza algum tipo de serviço da Secretaria Municipal de Finanças – Semuf, mas principalmente para as empresas que realizam emissão de nota fiscal pelo sistema da secretaria.

 

“Para auxiliar esse público, a Semuf já promoveu um workshop por videoconferência entre os consultores da Actcon e os contadores que atuam no município, onde foram repassadas a eles instruções de acesso ao novo sistema. Na plataforma, existe um módulo exclusivo para os contadores e eles poderão prover o gerenciamento de seus clientes de forma eficiente é ágil. Então, caso essas empresas tenham dificuldades, os contadores vão poder auxiliar nisso.” Pontuou Poliana Bandeira, secretária municipal de Finanças.

 

Com a integração ao sistema federal, a atualização cadastral, principalmente do cadastro econômico, virá da base de dados da Receita Federal, facilitando a gestão dos recursos internos do município e promovendo mais transparência, modernização e qualidade na prestação dos serviços. As declarações realizadas pelo contribuinte ao Simples Nacional serão espelhadas na base de dados municipal. Para os contribuintes Pessoas Jurídicas, o novo sistema agregará agilidade nos processos de abertura de novas empresas, estando integrando à Junta Comercial do Estado do Maranhão – JUCEMA.

 

Ao se credenciar na plataforma, o contribuinte municipal terá acesso a um canal de atendimento exclusivo, podendo efetuar abertura de protocolos, parcelamento de débitos, emissão de segunda via do carnê de IPTU, emissão de certidões, consulta de alvarás, entre outros, tudo de maneira digital, sem ter a necessidade de se dirigir até a central de atendimento. A Plataforma 100% Web é responsiva e hospedada em nuvem, o que viabiliza seu acesso de qualquer dispositivo conectado à internet.

 

Em caso de dúvidas, o contribuinte poderá ligar para o número 0800 0060 927, e uma equipe altamente treinada irá auxiliar no uso do novo sistema.

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