O Hospital Municipal Dr. José Firmino de Sousa [Hospital do Parque Alvorada] realizou mutirão de pequenas cirurgias ortopédicas, nesta sexta-feira (16). Crianças, adultos e idosos realizaram procedimentos de retiradas de corpo estranho, de tumores, de fios de Kirschner [pinos], dentre outros.
O autônomo Eliseu Costa Carvalho, 48 anos, há muitos anos tinha fios de Kirschner(pinos de fixação ) no pulso . Ele fez uma cirurgia e não retornou ao hospital para retirar os pinos e sofria com muitas dores.
“A dor me incomodava 24 horas. Eu estou muito feliz que deu certo, foi muito rápido. Do dia que eu vim aqui atrás do procedimento até hoje foram 22 dias. Agora, é passar o natal sem sentir dor”, conta Eliseu.
A aposentada Domingas da Silva Ramos, 64 anos, moradora do Povoado Macaúba, zona Rural de Timon, também fez procedimento cirúrgico. Ela retirou um cisto da mão, que a incomodava muito.
“Tem dias que dói até eu fechar a mão. Agora, vou retirar e ficar normal, poder fazer minhas atividades. É muito bom esse mutirão porque viver doente é ruim demais”, disse a aposentada.
Este foi o segundo mutirão de pequenas cirurgias ortopédicas realizados em 2022 no Hospital Municipal do Parque Alvorada. O médico ortopedista Hudyson Rocha conta que os mutirões têm como objetivo diminuir a demanda de procedimentos cirúrgicos no município.
“São procedimentos feitos com anestésicos locais, sem necessidade de anestesistas, e são pequenas cirurgias. Estamos realizando retirada de tumorações, retirada de corpo estranho, retirada de pinos de pacientes que estavam aguardando na fila. Nós e diretoria planejamos uma forma de resolver esse problema e o jeito foi esse, contactar os pacientes e fazer o mutirão”, explica.
Após o procedimento cirúrgico, o paciente já sai do hospital com a data do retorno da consulta médica marcada e encaminhamento para fisioterapia.