O Projeto “Criança não tem trabalho não”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), foi selecionado pelo Edital de Apoio aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) – Itaú Social 2022. O mesmo foi inscrito através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timon e beneficiará crianças e adolescentes, além de familiares e comunidade local. A iniciativa deverá receber até R$ 250 mil para investimentos em campanhas de combate ao trabalho infantil, capacitação dos orientadores sociais, investimentos em equipamentos, veículos e material para atividades.
O projeto visa fortalecer ações de prevenção e enfrentamento de situações de trabalho infantil de crianças e adolescentes de 7 a 14 anos – atendidos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, nos cincos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na sociedade em geral.
“Esse projeto promoverá ações articuladas e desenvolvidas no âmbito da política de assistência social em parceria com a rede intersetorial e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos das nossas crianças e adolescentes. E também ativa a capacidade protetiva das famílias, apoiando, por exemplo, a inserção dos pais ou responsáveis em oficinas de geração de emprego e renda. Dessa forma, beneficia toda a sociedade”, explica Marcus Vinicius Cabral, secretário municipal de desenvolvimento social do município.
A verba do FIA terá duração de 12 meses e uma contrapartida municipal de mais de R$ 24.000 reais. O próximo passo, após aprovação do Projeto no edital ,são trâmites administrativos para efetivação do recurso.