Dona Maria Luísa da Silva, 65 anos, fez sua inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque União e iniciou nesta segunda-feira (28), na primeira turma do curso de Corte e Costura do Projeto Qualificar, deste mês.
Ela que já é costureira viu uma oportunidade de se aperfeiçoar. “Além de aprender um pouco mais vim porque quero aprender a fazer as bolsas. E aí posso aumentar meu dinheiro confeccionando esses produtos”, afirma.
A turma composta por 20 alunas, a cada 13 dias, tempo de duração do curso, irá formar 140 pessoas, a maioria mulheres.
O curso é composto por parte teórica e prática e além de corte e costura, ao final, as alunas irão confeccionar bolsas e necessaires. Dona Degilda da Silva, 59 anos, está iniciando o curso do zero. “Não sei costurar nada, estou aqui pra aprender tudo desde do início, penso em trabalhar com isso”, conta.
“Pra quem já é costureira é uma grande chance de se aperfeiçoar. Pra quem ainda vai começar, sairá daqui já costurando e pronta para iniciar uma nova profissão”, explica Rosa Paz, ministrante do curso.
O Qualificar já beneficiou mais de 360 pessoas com cursos gratuitos. O secretário municipal de desenvolvimento social, Marcus Vinicius Cabral, deu as boas-vindas às alunas e reforçou a importância de projetos como esse.
“Obter conhecimento é pra vida toda, cursos como esse podem ser um novo hobby, uma nova ocupação e mais importante que isso; é o ensino de algo que vai ficar pelo resto da vida. Muitas pessoas terão a oportunidade de mudar de vida e ter uma nova fonte de renda”, afirma.
As oficinas serão na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), localizada na Rua Miguel Simão, nº 825, Bairro Centro, das 8h às 12h. As inscrições podem ser realizadas nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Flores). O Qualificar é um projeto permanente da SEMDES e a cada nova etapa de cursos ofertados, a divulgação é realizada nas redes oficiais da Prefeitura de Timon.