O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou e coordenou, nesta sexta-feira (11), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as atividades referentes à VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Este ano, com o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes; ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
“Todos os dias nos deparamos com situações onde os direitos das crianças e adolescentes são feridos. Então é muito importante parar e debater políticas públicas nesse pós-pandemia e de forma permanente. A gestão municipal tem lutado em todos os órgãos para preservar esses direitos”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcus Vinicius Cabral. O evento contou com a presença de representantes do Ministério Público, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH).
“O grande objetivo é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual e nacional, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da COVID-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia”, explica Marilda Loiola, a presidente do CMDCA.