Brenda Rutielly está prestes a dar à luz a pequena Emanuelle Vitória. Com 38 semanas de gestação, ela está muito feliz pela bebê e muito satisfeita em poder eternizar esse momento através de fotografias profissionais. A gestante conta que os poucos recursos financeiros não lhe permitiram fazer um ensaio fotográfico quando esteve grávida pela primeira vez, mas agora tem a oportunidade, graças ao ensaio promovido pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Cidade Nova.
Além da Brenda, outras 11 mulheres referenciadas no CRAS Cidade Nova, algumas gestantes, outras com seus bebês recém-nascidos, também foram presenteadas com o ensaio, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), com atuação de fotógrafo e maquiadora profissionais.
“Eu estou muito satisfeita! Achei ótimo, porque eu não tinha como pagar um ensaio, então foi uma oportunidade muito boa. E ainda vou receber o enxoval da minha neném, também pelo CRAS. Pra gente, que não tem muita condição, isso é muito importante”, acrescenta a Brenda Rutielly.
Maria de Jesus Lima, 24 anos, também está na sua segunda gestação. Com 32 semanas, ela espera a chegada do Noah Pietro. Além do ensaio, ela fala dos outros benefícios a que tem acesso através do CRAS.
“A gente tem todo um acompanhamento, desde psicóloga, que a gente precisa muito nessa fase, até atividades físicas, porque é importante se exercitar, mesmo estando gestante. Por aqui também recebi meu enxoval. A equipe daqui se preocupa muito com a gente, com a nossa saúde, tem sempre palestra com enfermeira, eles acompanham tudo e se disponibilizam até mesmo de ir na nossa casa, se precisar. E hoje a gente recebe mais esse benefício das fotos, que já nos ajuda a economizar”, relata a gestante.
O ensaio fotográfico teve como tema “Dia da Beleza das gestantes”. “O objetivo foi estimular o reconhecimento da própria beleza e de resgatar a autoestima e valorização dessas mulheres como mãe. Além disso, dentro da programação da Campanha Outubro Rosa, foi promovida palestra sobre Saúde da Mulher, com profissional da área”, explica a coordenadora do CRAS Cidade Nova, Taillan Santos.
A mamãe Joana Oliveira falou da experiência de ganhar o ensaio fotográfico com sua filha recém-nascida, a Eliz Roanna. “É uma novidade pra gente, porque a gente tem pouca condição pra mandar fazer as fotos, e é bom também porque a gente ganha a maquiagem, pra deixar a gente mais pra cima, porque se fosse sair mal arrumada nas fotos não ia adiantar, né?”, conta ela sorrindo.
Em todos os CRAS, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) disponibiliza aos diversos públicos um acompanhamento completo e humanizado. “Em cada um dos cinco CRAS de Timon, há equipe multiprofissional, que acompanha diariamente os vários grupos atendidos, dentre eles, os grupos de gestantes. São promovidas palestras e orientações sobre saúde, sobre cuidados na gestação e com o recém-nascido, planejamento familiar, atendimento socioassistencial e psicossocial, além da entrega de enxovais”, pontuou o secretário da Semdes, Marcus Vinícius Cabral.